A Associação

A Associação, Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos, foi criada em 21 de Março de 1980, estando ligados à sua fundação um grupo de jovens encabeçados por Orides Oliveira, seu principal dinamizador.
Nessa altura, a Associação virou a sua atenção para a prática do Jogo do Pau, tendo feito a sua primeira actuação ao vivo em 24 de Agosto de 1980 desse mesmo ano, na festa de S. Bartolomeu de Cavez, expressamente para a RTP.
Também se dedicava ao Tiro aos Pratos, ao Atletismo e ao Futebol.
Com a construção do campo de futebol “Adão de Moura”, inscreveu-se na A.F. de Braga, no ano de 1880, tendo disputado, até ao ano de 1985, os campeonatos Distritais de Futebol da III Divisão, ano em que acabou com a modalidade, devido a uma população envelhecida e à pouca motivação dos jovens existentes para a prática desse desporto.
Indo, então, ao encontro dos desejos dos Associados e da população, nomeadamente no que se referia à ocupação dos tempos livres, a Associação virou-se mais para outras actividades sócio-culturais e recreativas. Assim, tem organizado e participado em Torneios de Jogos Tradicionais, tem exibido filmes; tem feito recolha e divulgação de vários Jogos tradicionais: Jogo do Pau, Jogo da Malha, Jogo da Porca Jogo do Malhão, Jogo dos Cantinhos, Corrida de Ganchas etc.
Mantém ainda viva, uma das mais importantes e genuína escola do Jogo do Pau do país, que o tem percorrido de Norte a Sul. Também já actuou no estrangeiro, realçando-se as exibições em Espanha, França e Alemanha. Já actuou, em exclusivo, várias vezes para as televisões portuguesas (RTP, TVI e SIC), para a TV da Universidade Católica – México, ZDF da Alemanha, para a Televisão da Baviera, para TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, para a France Press e ainda para vários jornais e revistas.
Em suma, pode dizer-se que a Associação D.C.S.J.B. de Bucos é uma das agremiações do Concelho que mais divulga o nome de Cabeceiras de Basto, tanto no país como no estrangeiro.